Gestão profissional do SIRECOM-MS ganha repercussão com matéria divulgada pela revista Comércio&Cia

Gestão do SIRECOM-MS é destaque na revista Comércio&Cia

Publicada na revista Comércio&Cia, edição nº 28, com veiculação novembro e dezembro de 2015, matéria traz em destaque os avanços conquistados pelos sindicatos graças à adesão feita ao Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS).

Conforme a publicação, já há sete anos trabalhando a gestão das entidades representativas do setor terciário, o SEGS repercute diretamente na vida do empresário, seja por meio de ações e convênios que atendem seus associados e até gestões junto ao poder público beneficiando todo um segmento e a sociedade. Anualmente, os sindicatos são submetidos a avaliações da gestão, implantam planos de melhorias, participam de capacitações, consultorias e benchmarking, processo conduzido pela Fecomércio MS com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

SIRECOM-MS assinou convênio com concessionária para beneficiar associados

SIRECOM-MS assinou convênio com concessionária para beneficiar associados

Foi o que aconteceu, conforme a revista Comércio&Cia, com o Sindicato dos Representantes Comerciais do MS (SIRECOM-MS), que vem ampliando o quadro associativo gradativamente. O presidente da entidade e vice-presidente da Fecomércio MS, José Alcides dos Santos, ressalta que, após estruturar a gestão da entidade, foi momento de trabalhar em busca de benefícios à categoria, por meio de convênios e ações nos bairros de Campo Grande e cidades do interior. “Vimos que temos de sair do ambiente de quatro paredes e levar nossas ações a campo”, diz.

A revista ainda evidencia que, organizado e estruturado, o sindicato ganhou credibilidade e hoje são as empresas que o procuram para propor convênios. Dentre as parcerias que beneficiaram diretamente os representantes comerciais se destaca a firmada com concessionária de veículos, com descontos significativos para renovação da frota, além de convênio com o Sesc e empresa da área da alimentação.

 

Reconhecimento

 

No dia 10 de outubro foi encerrado o ciclo 2015 do SEGS com participação de 13 sindicatos do setor terciário de Mato Grosso do Sul, entre os quais o SIRECOM-MS,  e sete do Espírito Santo. O evento ocorreu no Centro de Turismo de Praia Formosa – SESC, em Vitória (ES), e contou com a participação do Senac e do Sesc Mato Grosso do Sul, apresentando práticas de gestão bem sucedidas.

Desde 2009, a Federação e os sindicatos implantaram o Sistema de Excelência em Gestão Sindical, que trabalha os critérios de liderança, planejamento, clientes, sociedade, informações, pessoas, processos e resultados da Fundação Nacional da Qualidade, com objetivo de profissionalizar a gestão sindical, entregando serviços de excelência aos empresários”.

O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, lembrou que a gestão de excelência é uma questão de sobrevivência que se consolida a cada dia. “Se olharmos para o tamanho do desafio ainda temos muito a fazer, mas se refletirmos de onde partimos, em 2010,  já temos muito o que comemorar. É sendo excelentes na gestão que damos nossa contribuição para um País melhor”.

Após avaliações, SIRECOM-MS recebeu mais uma certificação no SEGS, em outubro

Após avaliações, SIRECOM-MS recebeu mais uma certificação no SEGS, em outubro

A cerimônia contou com a participação de Rodrigo Wepster, do Departamento de Planejamento da CNC, que enalteceu o papel de destaque da Fecomércio MS no cenário de gestão de excelência em âmbito nacional. “O presidente, Edison Araújo, é um entusiasta do programa. Também é importante dizer que a Federação não valoriza só a cerimônia final, mas ao longo do processo se dedica para que seus processos efetivamente evoluam e melhorem a gestão e ela própria se compromete em dar exemplo para que as ações sejam implementadas em cadeia”.

A diretora-técnica do MS Competitivo, Olga Martinez, reforçou a importância de os Sindicatos aceitarem o desafio de implementar a gestão baseada em critérios sólidos, especialmente perante as dificuldades apresentadas. “Sabemos que fazer gestão no Brasil hoje não é fácil, já que as organizações lutam contra imposições normativas e tributárias pesadas. Mas vejo pessoas que não fogem a um desafio. E vale a pena acreditar”.

O superintendente da Fecomércio MS, Reginaldo Henrique Soares Lima, lembrou que os desafios estão presentes no dia a dia das empresas. “A gestão tem um pensamento estruturado para poder vencer esses desafios de forma sistemática a médio e longo prazo”.

 

* Cristina Gomes/Assessoria de Comunicação com informações da revista Comércio&Cia, edição nº 28