Parceiros da campanha contra a corrupção e à impunidade. Foto: Assessoria de Comunicação

MPF atinge meta de assinaturas, mas campanha contra corrupção continua até abril

O Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de Representações de MS (SIRECOM-MS) participou na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), no último dia 3, pela manhã, da solenidade de entrega de assinaturas em apoio à campanha promovida pelo Ministério Público Federal denominada “10 Medidas contra a Corrupção”. Somando esforços com a Fecomércio/MS e demais instituições, foram entregues à procuradora da República Damaris Baggio 900 assinaturas. A ação conta também com o apoio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no MS (CORE-MS).

Ao dar abertura ao evento, o superintendente Reginaldo Lima, ressaltou que o Sistema Fecomércio/MS aderiu à campanha porque o órgão tem em seu código de ética a integridade. “Esta campanha vem ao encontro das bandeiras defendidas pelo Sistema Fecomércio/MS [Sesc, Senac e o IPF]”, referindo-se em especial à bandeira da moralidade, principalmente no setor público.

O presidente da Fecomércio/MS, Edison Araújo, declarou que “resolvemos abraçar esta ideia, porque a corrupção é um câncer neste país”. Ele lamentou que em todos os níveis, verifica-se a corrupção.

Ao fazer a entrega das assinaturas, a diretora Regina Ferro disse que o Sesc-MS é uma instituição de utilidade pública e “se reduzirmos a corrupção, seremos todos beneficiados, entidades e principalmente a população, com uma educação melhor, saúde de qualidade e demais direitos mínimos garantidos”.

O diretor do Senac, Vitor Mello, informou que a instituição trabalha com temas transversais na Educação e um deles é a ética, sendo que a campanha do MPF cabe muito bem nesse tema. “Apoiamos e estamos colaborando com a coleta de assinaturas”, disse. Na ocasião, o Senac/MS fez a entrega da carta de apoio à campanha e continua com a coleta de assinaturas nas unidades da Capital e do interior do Estado.

Presidente do SIRECOM-MS, José Alcides dos Santos, durante entrega das assinaturas à procuradora Damaris. Foto: Assessoria de Comunicação

Presidente do SIRECOM-MS, José Alcides dos Santos, durante entrega das assinaturas à procuradora Damaris. Foto: Assessoria de Comunicação

Reconhecimento

Durante o evento, O superintendente da Fecomércio/MS, Reginaldo Lima, recebeu das mãos da procuradora Damaris um certificado em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no combate à corrupção e à impunidade no Brasil. “Reginaldo fez jus a isso por ter se dedicado diariamente e de uma forma muito intensa à campanha”, disse Damaris, informando que ele foi o primeiro a receber o reconhecimento por parte o MPF.

Apesar de já ter alcançado, no final do mês passado, a meta mínima com a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional projeto de lei de iniciativa popular, a procuradora Damaris informou que a campanha continua até o próximo mês de abril, com a meta agora de atingir 2 milhões de assinaturas. “Nosso objetivo com isso é fazer com que o caráter educativo continue; bem como a divulgação de informações à população que não tem acesso e a pressão social sobre à classe política. Se nós esmorecermos neste momento que nós entregamos [as assinaturas para o Projetos de Lei de iniciativa popular], eles simplesmente podem engavetar”.

Segundo Damaris, é importante deixar bem claro que a campanha não é tão somente do Ministério Público Federal , mas também da sociedade brasileira. Conforme ela, “é a sociedade se mobilizando e mostrando aos órgãos superiores as necessidades de mudanças no país. Temos uma crise séria hoje de injustiça. Injustiça social; sob aspecto jurídico, econômica, enfim, sob todos os ângulos”, acrescentando que “essa crise de injustiça, as pessoas não suportam mais”.

Além do SIRECOM-MS, representado no ato pelo seu presidente José Alcides dos Santos, participaram da solenidade de entrega da carta de apoio e assinaturas os representantes da Fecomércio/MS, Senac/MS, Sesc,/MS,  Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), MS Competitivo, Sindvarejo de Ponta Porã, Supermercado Campos Carandá, famílias Monteiro e Ottaño.

 

Serviço:

Para colaborar com a campanha, acesse o site www.10medidas.mpf.mp.br, onde encontra-se o formulário da coletas de assinaturas e informações sobre a campanha. #CORRUPÇÃONÃO.

 

*Assessoria de Comunicação