Irmãos Oswaldo e Suely comemoram as bodas de ouro da Representações Rodrigues. Foto Assessoria de Imprensa

Bodas de ouro: persistência marca os 50 anos da Representações Rodrigues

O ano de 2017 é histórico para a empresa Rodrigues Representações Ltda, que completa neste mês de maio 50 anos de existência. O fundador da empresa, Oswaldo Rodrigues dos Santos (in memorian), conhecido como Jamanta, a partir de 1962 passou a viajar para Campo Grande , quando iniciou na então profissão de “caixeiro viajante”, percorrendo todo o Estado de Mato Grosso. Sua primeira representada foi a “Cipla”, distribuidora de auto peças que já não existe. Em 1967 fundou a empresa Representações Rodrigues.

Mais estabilizado, em 1969, Jamanta trouxe sua família de São Paulo para morar também na “Cidade Morena”. A esposa, Maria Aparecida Cardoso Santos (in memorian), dava todo o respaldo, assumindo as responsabilidades da educação dos oito filhos do casal, para que o representante comercial, que passava até um mês fora de casa trabalhando, pudesse prosperar nos negócios.

Empresário Oswaldo disse que a persistência marcos os 50 anos da Representações Rodrigues

Empresário Oswaldo disse que a persistência marcou os 50 anos da Representações Rodrigues

Jamanta veio a falecer em 1977, aos 53 anos de idade. Os filhos herdaram do pai a vocação para a representação comercial, dando continuidade à história da  Representações Rodrigues.

Sob forte emoção, Oswaldo Rodrigues Filho lembra com orgulho do perfil de seu pai. “Sempre tentei seguir os exemplos deixados pelo meu pai. Até hoje ele, graças ao seu trabalho dedicado como representante comercial, é lembrado pelo pessoal ligado às indústrias. É um exemplo até difícil de ser seguido, pois meu pai se destacou muito em sua profissão, mesmo com todas as dificuldades da época”, disse.

 

Uma história de luta

 

Ao recordar a luta de seu pai, Oswaldo Rodrigues Filho apontou algumas dificuldades da época, tais como o transporte, com estradas de terra ruins e inexistência de rodovias; a comunicação também era precária, esta que foi melhorar um pouco com o surgimento do telex. Em início de 1980, houve um avanço maior com o fax e hoje temos a facilidade de toda tecnologia disponível a nosso favor.

 

Méritos

 

Desde a época de seu pai para cá, observou o empresário, a imagem do representante comercial mudou muito, e infelizmente não são todas as mudanças que foram positivas.

Quando iniciou a carreira, lembrou Oswaldo Rodrigues Filho, o cliente fazia questão de atender o representante comercial. “Os clientes, principalmente dos municípios, levava-nos para casa deles. Não éramos somente um fornecedor, e sim amigos. Hoje isso mudou, ainda temos grandes amigos mas vem diminuindo e o relacionamento com muitos acaba sendo quase que estritamente comercial”.

 

Persistência

Nem tudo foram flores, comentou Oswaldo Rodrigues Filho, que atua como representante comercial há 36 anos ao lado das irmãs Roseli (in memorian) e Suely, pois “tivemos que enfrentar nestes anos à frente da Rodrigues Representações momentos  muito ruins”. Ele atribui os 50 anos de existência da Representações Rodrigues ao espírito de persistência da família, por acreditar no trabalho, apostando que sempre iria melhorar.

O empresário disse que nunca pensou em desistir da Representações Rodrigues, haja vista que apesar das crises, ele tinha experiência no ramo e o amor pela profissão acaba falando mais alto.

Ao avaliar o atual cenário, o empresário declarou que a indústria não precisa mais de um vendedor, o perfil do representante mudou muito, hoje tem que serum promotor, administrador, e consultor dos clientes. “O representante comercial não pode se limitar a colocar mercadoria dentro das empresas. Temos que ajudar os nossos clientes a vender, de maneira certa e pelo preço justo”.

Para Oswaldo Rodrigues Filho é lamentável constatar que tanto determinados clientes como algumas representadas consideram que o representante comercial já não é mais necessário no mercado, principalmente por eles terem grande acesso às informações etecnologia. “Hoje verificados em muitos casos o contato direto da fábrica com o cliente. Nosso maior desafio é mostrar que somos importantes, mas para isso temos que dominar os conhecimentos do mercado. Somente o representante comercial está capacitado para fortalecer a identidade das indústrias que representa perante os clientes. N final, o relacionamento faz muita diferença na hora de fechar as vendas.”

Durante a entrevista, o empresário fez questão de destacar a indústria “Driveway”, representada que está com a Representações Rodrigues desde 1972, um exemplo de valorização aos profissionais da representação comercial.

Vale ressaltar que em 26 de setembro de 2013, Oswaldo Rodrigues Filho recebeu da Assembleia Legislativa de MS o diploma de Honra ao Mérito em homenagem a sua atuação profissional de destaque na área da Representação Comercial Autônoma no âmbito do Estado.

A irmã do empresário – Suely Rodrigues, enviou um e-mail ao SIRECOM-MS, manifestando sua alegria na comemoração dos 50 anos da Representações Rodrigues, com o seguinte teor: “Poucas são as empresas brasileiras que se orgulham em poder comemorar 50 anos de atividade.  Continuamos com a mesma filosofia de nosso pai, que é confiar sempre, nunca desistir, fazer o melhor, cumprir promessas, e ter respeito e ética. Queremos compartilhar e agradecer a todos do SIRECOM-MS a grande alegria e o prazer desta comemoração. Vocês fazem parte destes 50 anos de uma história de sucesso”.

 

*Assessoria de Imprensa