fuja-mico

Etiqueta empresarial: como se portar no ambiente de trabalho

Se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar no mercado de trabalho, qual delas se saíra melhor? A que souber se apresentar e tratar as pessoas.

Tão  importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar “prejuízos” graves.

Afinal, para iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para isso, a etiqueta empresarial é essencial.

A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso.

A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente.

Diferentemente do que muita gente pensa, regras de etiqueta não são privilégios de determinada classe social; qualquer pessoa pode aprendê-la e fazer delas uma ferramenta a seu favor.

É importante considerar que neste mundo altamente competitivo, a pessoa que cultiva os bons modos tem mais chances de ascensão pessoal e profissional.

Esse tipo de comportamento – fino e de bom gosto – com certeza faz a diferença entre o sucesso e o fracasso; entre avançar ou ficar para trás.

 

Dicas de etiqueta profissional

– Pontualidade é ponto de honra

– Roupas discretas, sem modismos

– Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica

– tenha sempre cartões profissionais disponíveis

– Porta aberta não significa “entre”

– Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário

– Ao conversar olhe nos olhos

– Aprenda a ouvir

– Não se distraia durante a conversa

 

Ética no trabalho

– Seja honesto em qualquer situação

– Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas ideais aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições

– Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios

– Dê crédito a quem merece

– Ofereça apoio aos colegas

– Reconheça os erros

 

Para homens

– Prefira ternos escuros

– A meia é uma extensão da calça, deve ser da cor da calça ou dos sapatos

– A barba deve ser feita todos os dias

 

Para mulheres

– Evite decotes e transparências

– Prefira batom e esmalte claros

– Nunca deixe o sutiã visível

 

Fuja do mico

– Esteja atento e seja cordial com todos, afinal somos todos iguais e merecemos respeito

– Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho.

 

* Fonte: Revista do Sistema Confere/Cores